No primeiro trimestre de 2025, as turmas do Maternal 1, 2 e 3 e do Primeiro e Segundo Períodos da Escola Arquiteto das Letras viveram uma experiência muito especial: o Projeto Identidade – Quem sou eu?
A proposta teve como foco trabalhar a identidade das crianças de forma lúdica e significativa, fortalecendo a autoestima e o sentimento de pertencimento. Ao longo do trimestre, cada vivência possibilitou descobertas sobre si mesmo, sobre a família e sobre as relações com os colegas, sempre valorizando a singularidade de cada criança.
Entre as atividades realizadas, destacaram-se:
-
Quem sou eu?: atividades sobre identidade, relacionadas ao nome, idetificação de suas características individuais.
-
Álbum de família – vínculos e afetos: em cada sala, foi confeccionado um mural coletivo, com fotos das famílias, importante para o período de adaptação das crianças, mas também para marcar o projeto na sala.
-
Explorando as emoções: atividades relacionadas às emoções, com jogos e brincadeiras, uso de espelhos e expressões faciais.
-
O corpo fala: brincadeiras com sombras, circuitos sensoriais e desenhos em tamanho real do próprio corpo.
-
Família também conta história!: em abril, mês da literatura infantil, familiares participaram da Tarde de Autógrafos com o autor do livro João Camaleão. E também inauguramos o projeto “Maleta Viajante Era uma vez…”, em que as famílias levaram a pasta para casa e foram convidadas a ler dois livros e registrar a história com as crianças com os desenhos.
A culminância do projeto foi marcada pelo Piquenique da Família, um momento de integração e afeto que reuniu escola e comunidade. As famílias puderam vivenciar brincadeiras cooperativas, momentos de leitura e apreciar a exposição dos trabalhos produzidos pelas crianças.
A avaliação aconteceu de forma contínua, por meio das observações, registros e relatos sobre as descobertas das crianças. A participação das famílias foi essencial e demonstrou o impacto positivo do projeto, que deixou marcas afetivas e aprendizagens significativas em toda a comunidade escolar.
No Arquiteto das Letras, acreditamos que descobrir quem somos é o primeiro passo para aprender a conviver, respeitar e crescer em comunidade.
