
Encerrando o ano, a Escola Arquiteto das Letras implementou o projeto “Descobrindo Sentimentos”, que visa auxiliar as crianças na compreensão e expressão de suas emoções. Inspirando-se no livro “O Monstro das Cores”, as atividades foram planejadas para unir aprendizado pedagógico com práticas lúdicas.
O objetivo do projeto foi desenvolver a inteligência emocional dos alunos, ressaltando a importância de reconhecer e valorizar cada emoção. Entender os sentimentos é essencial para construir relacionamentos saudáveis e cultivar uma vida emocional equilibrada desde a infância.
Uma das atividades pricipais foi a introdução de técnicas de relaxamento, meditação e yoga. Os exercícios, como a “respiração da borboleta” e posturas simples de yoga, ajudaram as crianças a se conectarem com suas sensações e a manterem o equilíbrio emocional. Essas práticas ensinam que autocuidado e bem-estar são fundamentais em qualquer idade.
O projeto enfatiza que a regulação emocional é uma habilidade em desenvolvimento contínuo, contribuindo para a autoconfiança e resiliência dos alunos. A colaboração entre família e escola é vital nesse processo, e o apoio de pais e responsáveis é crucial para que as crianças aprendam a gerenciar suas emoções de maneira saudável. Algumas dicas para as famílias foram: a escuta ativa, o incentivo a nomear os sentimentos, definição de estratégias de regulação (respiração ou técnicas de relaxamento), o adulto é o espelho e por isso deve também tentar se modificar, criação de um ambiente seguro para validar as emoções.
A educação emocional segue como uma prioridade na escola, assegurando que esse aprendizado seja parte integrante do cotidiano dos alunos ao longo do ano.